Pesquisas

O projeto de pesquisa "Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital" combina ações de pesquisa, extensão e ensino, visando a integração da comunidade acadêmica do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) com a comunidade local do Recôncavo Baiano, através do estímulo à fundamentação do processo de criação em uma pesquisa artística que se estabelece no diálogo com o público, por meio da junção da linguagem da Fotografia, da Videoarte e da Performance nas tecnologias digitais. Em uma articulação entre a teoria e a prática, esta pesquisa pretende entender como as relações entre o corpo e a imagem se reconfiguram no processo de criação artística na mediação tecnológica, possibilitando novas formas de pensar o corpo contemporâneo na interação entre o corpo e a imagem. O objetivo é estabelecer novos diálogos nas interações humanas na construção da imagem de si a partir do corpo-ambiente, do corpo-social e do corpo-autobiográfico. O projeto conta com bolsitas selecionados no Edital PIBIC 2014-2015 Carlos Roberto dos Santos Pereira (FAPESB), Deisiane Pereira Dias Barbosa (CNPq), Renan Felipe Peixoto da Silva Bozelli (UFRB), no Edital PIBIT 2014/2015: Kelvin Marinho de Jesus (UFRB)  e uma bolsista PROPAEE: Taís Lima Goncalves Amorim da Silva (PROPAAE).

Orientação: Valécia Ribeiro
Currículo Lattes



Corpo, Espaços e Tecnologia (CET): Um novo olhar sobre a mistura
Por Carlos Roberto Veras

A partir da linha de pesquisa do grupo, cada integrante desenvolve sua pesquisa com as vertentes que o projeto abrange. O meu plano de trabalho se direciona diretamente para o corpo, entendendo-o como suporte para a arte e como mediador no processo de mudança e de construção. "Corpo, Espaços e Tecnologia (CET): Um novo olhar sobre a mistura" é uma pesquisa que venho desenvolvendo desde agosto de 2014. Dentro do processo do grupo de pesquisa, desenvolvemos a ideia de desenvolver oficinas como forma de retorno à comunidade, uma vez que entendemos que a criação se dá através dos processos criativos, ainda mais se tratando de pesquisa que se alia o teórico e o prático.



Interdisciplinaridade e hibridismos entre artes visuais e literatura: processos criativos em fotografia, videoarte e performance
Por Deisiane Barbosa

Como o próprio título sugere, investiga-se diálogos entre conteúdos da literatura e linguagens das artes visuais, percebendo as nuances dos processos criativos e a sua natureza interdisciplinar. Os principais objetivos da pesquisa são:
  • Pesquisar obras de artistas que se valem do cruzamento entre literatura e artes visuais na produção fotográfica e videográfica, bem como na arte postal e livro de artista, performances e intervenções ambientais;
  • Realizar uma produção artística fundamentada nos mesmos parâmetros descritos, explorando gêneros como o poema e a carta;
  • Investigar as manifestações performáticas que explorem a essência do texto literário e que, de modo geral, trabalhe o corpo, associado-o a outras linguagens e técnicas;

Os resultados pretendidos consistem na coleta de informações, criação de trabalhos artísticos, criação e alimentação deste blog, produção e apresentação pública de trabalhos acadêmicos, realização de intervenções artísticas, proposição de oficinas e organização de exposição.



O corpo no espaço físico e virtual: Processos poéticos em Fotografia e Vídeo
Por Kelvin Marinho

Partindo do desenvolvimento teórico-prático pretendido neste projeto de pesquisa, pretende-se contemplar a temática aqui objetivada através de leituras, fichamentos, análises textuais e iconográficas, consultas de material bibliográfico básico sugerido, material foto e videográfico e demais materiais levantados no decorrer do processo de pesquisa em diálogos/interações com a comunidade local. Todo o material coletado será arquivado em fichas de organização de documentos digitais, podendo também serem parcialmente publicados no blog a ser criado. Serão também compartilhadas em reuniões semanais junto a Orientadora e demais membros do grupo, como modo de fomentar a discussão acerca dos objetos em comum dos planos de trabalho.

Com o objetivo de buscar referências teórico-práticas para melhor fundamentação do processo criativo, será uma realizada uma pesquisa de campo, de modo a perceber o e apreender melhor o espaço a ser abordado nos trabalhos artísticos. Serão ainda elaboradas entrevistas com artistas de referência e a população de Cachoeira. Através de tais vivências serão elaborados registros audiovisuais, os quais passarão por processo de tratamento e seleção posteriormente.



Identidade Coreográfica
Por Renan Bozelli

Com base em inquietações sobre a perda do contato visual, que está aos poucos vagando para o precipício do endurecimento das relações, o presente projeto surge com o intuito de fazer voltar o olhar do sujeito para o outro, através da comunicação corporal. Observando o comportamento corporal do sujeito contemporâneo - tido aqui como fragmentado, múltiplo em cultura -, analisando as possíveis marcas de tradição e de "novas técnicas do corpo", será desenvolvido um trabalho de sensibilização visual e intervenção coreográfica com os moradores do bairro do Caquende, em Cachoeira (BA), utilizando, para isso, dois meios de comunicação: a tecnologia digital e o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário