Laboratórios de Si

O grupo de pesquisa LabCIC desenvolve uma série de oficinas, intituladas “Laboratórios de Si”, onde são abordados temas como “memória”, “espaço urbano”, “texto”, “corpo” e “movimento”.  As oficinas são gratuitas e os ministrantes se valem dos estudos e práticas em Fotografia e Vídeo desenvolvidos durante o curso de Artes Visuais, sobretudo no período que abrange suas pesquisas PIBIC/PIBITI. O objetivo é estabelecer diálogos em processos colaborativos de criação na arte com mediação tecnológica, que promovam a discussão da relação corpo-imagem na interação com o meio.
Coordenação: Valécia Ribeiro


Criações Poéticas em Fotografia
Ministrantes: Deisiane Barbosa e Kelvin Marinho


Tratou-se de uma oficina teórico-prática realizada nos dias 03, 05, 10 e 11/02. Nos encontros foram discutidos MEMÓRIA, ESPAÇOS, ERRÂNCIAS URBANAS e o cruzamento entre FOTOGRAFIA e TEXTO. Participaram jovens estudantes oriundos de Cachoeira, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Valença. Alguns deles graduandos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em cursos como Artes Visuais, Comunicação Social, Cinema e Audiovisual e História.

Foram propostos diálogos acerca do olhar fotográfico, apresentando alguns conceitos básicos da fotografia e possibilidades de explorações criativas dos espaços urbanos; foi falado sobre os processos fotográficos atrelados à criação literária, sobretudo o uso de dispositivos móveis na arte contemporânea.

Conversou-se sobre Errâncias Urbanas e foi lançada a proposta de uma pesquisa poético-fotográfica em espaços de Cachoeira e São Félix. Enquanto errantes, os fotógrafos participantes deveriam dedicar-se à percepção mais apurada de cenas, objetos, pessoas e particularidades dos lugares que explorassem. Essa apreensão deveria ser registrada também texto, o qual integraria posteriormente os resultados artísticos.

Nessa primeira etapa da oficina, os encontros aconteceram na ONG Casa de Barro – Cultura Arte Educação (localizada em Cachoeira), intercalando as reuniões com saídas fotográficas. Num momento posterior, no Laboratório MAC 2 do Centro de Artes Humanidade e Letras da UFRB, foram propostos experimentações práticas da manipulação da imagem digital, com intervenção do texto na foto, mediante o uso de recursos do Adobe Photoshop, somado também a manipulação/edição manual das imagens.



Redescobrindo o próprio EU no corpo
Ministrante: Carlos Roberto Veras


Entre Medos & Desejos

A principal intenção desta oficina foi trabalhar com o menor número de alunos pela necessidade de obter um resultado satisfatório por se tratar de um trabalho desenvolvido a partir da individualidade de cada um dos componentes. Sendo assim, torna-se mais eficaz dar atenção a cada um potencializando ainda mais o processo de ensino/aprendizagem.

O intuito é de fato promover uma reeducação dos movimentos e despertar neles uma consciência corporal e não olhar para o corpo apenas como forma de desenvolver músculos e beleza, mas também, e principalmente, pensar um trabalho corporal que facilite o dia-a-dia desenvolvendo assim uma coordenação motora que preserve o bem-estar e o bom funcionamento do corpo como um todo, fazendo também com que eles percebam que cada corpo, mesmo nas diferenças, são corpos abertos podendo assim criar e se desenvolver a partir das relações seja com o outro ou com o meio e os espaços. “O corpo é um volume no espaço e o movimento modifica as relações dentro desse volume sem desfazê-lo” (Ivaldo Bertazzo – Espaço e Corpo/2004 p. 45).
No primeiro dia, o planejamento para a oficina foi o seguinte:

Conversa sobre ideia do projeto.
  • Explicar o que é o projeto;
  • Falar da inspiração do mesmo;
  • Objetivos do projeto.


Mostrar e falar um pouco das referências-chave para a elaboração da proposta de oficinas.
  • Ivaldo Bertazzo;
  • Deborah Colker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário